domingo, 8 de abril de 2012

ESCALA CUISENAIRE

ESCALA CUISENAIRE


DESCRIÇÃO


Barrinhas de EVA divididas em 10 cores diferentes, com forma de prismas quadrangulares, com secção transversal de um cm e o comprimento está associado a uma cor e a um número da seguinte maneira:

Comprimento
Cor
Numeral
Quantidade
1  cm
Branca
Um
100
2  cm
Vermelha
Dois
50
3 cm
Verde- clara
Três
36
4 cm
Lilás
Quatro
28
5 cm
Amarela
Cinco
20
6 cm
Verde-escura
Seis
14
7 cm
Preta
Sete
12
8 cm
Marrom
Oito
12
9 cm
Azul
Nove
12
10 cm
Alaranjada
Dez
10


 OBJETIVOS;


Tradicional material criado por Emile Georges Cuisenaire, (1881- 1980), professor de Matemática Belga.
Sua intenção era ajudar seus alunos no entendimento dos conceitos matemáticos básicos. Trabalhar conhecimentos matemáticos, como o sistema de numeração, espaços, formas, equações simples.
Utilizando a escala de cuisinaire, com atividades que provoquem reflexão e resolução de problemas, os alunos estarão conseqüentemente desenvolvendo sua capacidade de generalizar, analisar, sintetizar, inferir, formular hipóteses, deduzir, refletir e argumentar. “De fácil manuseio para os professores e simples manipulação pelos alunos, proporcionam uma aprendizagem através da descoberta por “ensaio” e erro”, permitindo que a criança passe de um estado meramente comprobatório para um estado de busca e descoberta.

APLICAÇÕES

·      Contagem e registro
·      Sistema de numeração decimal
·      Ordenação e comparação de quantidade
·      Operações fundamentais e propriedades
·      Equações

CONCEITOS ASSOCIADOS
·      Números decimais: comparação, ordenação e operações fundamentais.
·      Medidas e sistemas de medidas;
·      Segmento de retas cálculo do perímetro e de áreas;
·      Poliedros: prismas e paralelepípedos retângulos
·      Progressões aritméticas

FAIXA ETÁRIA A QUE SE DESTINA

Material Bastante atrativo e considerado essencial para as classes do período preparatório á alfabetização, estendendo o seu uso até as classes iniciais do ensino fundamental.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

A seguir, descrevemos alguns modos de utilização deste material, que contempla:
·      Livre manipulação
·      Reconhecimento e identificação pela cor e tamanho;
·      Relações de igualdade ou desigualdade;
·      Reconhecimento e identificação pela cor e número;
·      Adição e subtração;

Nenhum comentário:

Postar um comentário