ESCALA CUISENAIRE
DESCRIÇÃO
Barrinhas de EVA divididas em 10 cores diferentes, com forma de prismas quadrangulares, com secção transversal de um cm e o comprimento está associado a uma cor e a um número da seguinte maneira:
Comprimento | Cor | Numeral | Quantidade |
1 cm | Branca | Um | 100 |
2 cm | Vermelha | Dois | 50 |
3 cm | Verde- clara | Três | 36 |
4 cm | Lilás | Quatro | 28 |
5 cm | Amarela | Cinco | 20 |
6 cm | Verde-escura | Seis | 14 |
7 cm | Preta | Sete | 12 |
8 cm | Marrom | Oito | 12 |
9 cm | Azul | Nove | 12 |
10 cm | Alaranjada | Dez | 10 |
OBJETIVOS;
Tradicional material criado por Emile Georges Cuisenaire, (1881- 1980), professor de Matemática Belga.
Sua intenção era ajudar seus alunos no entendimento dos conceitos matemáticos básicos. Trabalhar conhecimentos matemáticos, como o sistema de numeração, espaços, formas, equações simples.
Utilizando a escala de cuisinaire, com atividades que provoquem reflexão e resolução de problemas, os alunos estarão conseqüentemente desenvolvendo sua capacidade de generalizar, analisar, sintetizar, inferir, formular hipóteses, deduzir, refletir e argumentar. “De fácil manuseio para os professores e simples manipulação pelos alunos, proporcionam uma aprendizagem através da descoberta por “ensaio” e erro”, permitindo que a criança passe de um estado meramente comprobatório para um estado de busca e descoberta.
APLICAÇÕES
· Contagem e registro
· Sistema de numeração decimal
· Ordenação e comparação de quantidade
· Operações fundamentais e propriedades
· Equações
CONCEITOS ASSOCIADOS
· Números decimais: comparação, ordenação e operações fundamentais.
· Medidas e sistemas de medidas;
· Segmento de retas cálculo do perímetro e de áreas;
· Poliedros: prismas e paralelepípedos retângulos
· Progressões aritméticas
FAIXA ETÁRIA A QUE SE DESTINA
Material Bastante atrativo e considerado essencial para as classes do período preparatório á alfabetização, estendendo o seu uso até as classes iniciais do ensino fundamental.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
A seguir, descrevemos alguns modos de utilização deste material, que contempla:
· Livre manipulação
· Reconhecimento e identificação pela cor e tamanho;
· Relações de igualdade ou desigualdade;
· Reconhecimento e identificação pela cor e número;
· Adição e subtração;
Nenhum comentário:
Postar um comentário